Notícia de Águas Lindas - Presídio de Águas Lindas é inaugurado

Na manhã desta quinta-feira (06/07) a Unidade Prisional Estadual de Águas Lindas de Goiás foi inaugurada. Para construção do presídio foram investidos R$ 20,8 milhões. Deste valor 8.866,307 são provenientes da União e 11.950.246,10 milhões foram oriundos do Governo do Estado de Goiás.

A unidade prisional pertence a 9ª Coordenação Regional Prisional da instituição. As obras da mesma estiveram sob responsabilidade da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

O estabelecimento penal conta com 300 vagas para recebimento dos presos. O mesmo é composto por quatro blocos, sendo um deles: administrativo, com cartório, sala de direção, entre outras.

Em outro bloco funciona a enfermaria local, compostas por salas de atendimento médico, enfermagem, primeiros socorros e odontológico e sala de expurgo.

Os demais blocos são divididos por duas alas uma de custódia de presos e a outra com pátio para banho de sol, galpão para atividades laborais e ocupação da população carcerária para trabalho de presos, de acordo com a política de Reintegração Social da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

A unidade conta também com o funcionamento de reservatório, central de gás, gerador de energia elétrica, poços artesianos e estação de tratamento de esgoto.

Esta também é equipada com câmeras de monitoramento, para reforçar a segurança penitenciária. A unidade foi construída em configuração de estabelecimento de segurança máxima, como também funcionará com regras de regime próprio.  

No evento foi entregue três viaturas para unidade, sendo duas operacionais e uma administrativa, assim como o sistema de videoconferência pronto para funcionamento, que será utilizado para as audiências dos custodiados e para visitas virtuais monitoradas, em virtude da Covid-19.

A inauguração foi realizada pelo governo do Estado de Goiás, onde na ocasião o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, destacou a importância da unidade.

“Os reclusos da cidade terão acesso a um sistema penitenciário com regras e regime próprio. O local também foi estrategicamente escolhido. E a construção da unidade é segura, evitando assim uma possível fuga pelas tubulações. O nosso governo municipal além de oferecer o terreno, também auxiliou na terraplanagem local. Nesta ocasião, agradeço aqui os esforços de todos para que esta obra fosse entregue”, salientou o prefeito.

No evento estiveram presentes além do prefeito Hildo do Candango, da primeira dama, Aleandra Sousa, e do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, também estiveram presentes o vice-governador Lincon Tejota, o vice-prefeito de Águas Lindas, Jiribita, a secretária de Indústria e Coméricio, Maria Fábia, o vice-secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, o diretor geral de Administração Penitenciária, Coronel Augusto, o diretor do Sistema Penitenciário Federal, entre outras autoridades municipais e estaduais.


Suporte Chat