Notícias de Águas Lindas - Presidente da Amab Hildo do Candango se manifesta contra aumento de tarifa

O anúncio de reajuste das passagens de ônibus para região do Entorno do DF foi autorizado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e publicado no Diário Oficial da União.

 

Mediante ao anúncio oficial da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) de um aumento de 5,23% no preço da passagem para o Entorno, o presidente da Amab, prefeito de Águas Lindas Hildo do Candango se posicionou contra o reajuste.

Em entrevista concedida ao Jornal Opção de Goiânia, Hildo do Candango apresentou propostas para melhorar as condições do transporte urbano na região Metropolitana de Brasília em favor da população.

Hildo defendeu a ideia de um consórcio para gerir o transporte coletivo do Entorno que atualmente é regulamentado pela ANTT. “Não apenas como prefeito, mas também presidente da AMAB, sei das dificuldades reais da população quanto ao transporte público e um aumento tarifário neste momento trará desemprego a muitos moradores que trabalham no Distrito Federal”, declarou o prefeito.

O Gestor águaslindense esclareceu que o transporte hoje é regulamentado pela ANTT, que administra o transporte semiurbano do Brasil todo "e ela tem um calendário anual de reajuste de tarifas. Porém, o transporte opera dentro dos municípios e as gestões não têm gerencia ou autonomia dentro desse transporte semiurbano, ou seja, a questão de tarifas, aumento de passagens, criação de novas linhas, fiscalização desse transporte, tudo fica a cargo da ANTT”, completou.

O presidente da AMAB destacou que a solução seria tirar a gestão do transporte semiurbano do Entorno da ANTT, criando um consórcio que possibilite que os municípios e o próprio GDF participem da regulamentação desse transporte.

O prefeito frisou que a ANTT inclusive já tem como exemplo os municípios de Timon (MA) e Teresina (PI) onde esse sistema já funciona e muito bem. “A princípio nós desenvolvemos um projeto, analisamos o interesse dos demais municípios em participar deste consórcio para um novo sistema de transporte e todos concordaram e assinaram a petição.”

Sobre a implantação do Consórcio Hildo do Candango disse que as incursões estão sendo feitas com o propósito de concretizar o projeto.

“Como todo o transporte do Entorno entra em Brasília há a necessidade de que o GDF fosse um dos principais gestores desse novo transporte. Esse projeto foi apresentado pelos demais prefeitos e pelo presidente da Amab, ao governador Rodrigo Rollemberg e ao secretário de Transporte, porém não houve engajamento político nesse sentido. Então o projeto ficou parado, mas não desistimos. Esse é um projeto que pode resolver o problema de transporte da região do Entorno, acreditamos nele. Esperamos que agora, com a mudança de governo, o novo governador junto com o secretário de transporte", finalizou Hildo do Candango.

No ano passado, o percentual variou de 5,4% a 7,1%, dependendo do tipo de concessão. A ANTT, informou que inicialmente o reajuste não atingirá as linhas que fazem parte do contrato específico.

O reajuste não afetará as seguintes linhas:

- De Mansões Marajó (Cristalina) para Brasília;

- Do Novo Gama para Taguatinga;

- De Águas Lindas de Goiás para Taguatinga;

- Do Novo Gama para Gama-DF;

- De Águas Lindas de Goiás para Ceilândia;

- De Cocalzinho de Goiás (Girassol) para Brasília;

- De Cocalzinho de Goiás para Taguatinga.


Suporte Chat