Você sabe como surgiu a Barragem do Descoberto?

A construção da Barragem do Descoberto foi iniciada em fevereiro de 1971 por determinação do então Governador do Distrito Federal Hélio Prates e inaugurada em 1974 dando origem a um lago de 17 Km² de extensão e poder de armazenamento de 102,3 hm³ de água, configurando-se como um dos principais mananciais produtores do Distrito Federal na atualidade, com capacidade estimada de suprimento de 5389 l/s e uma vazão média de água tratada em 2003 de 3801 l/s, abastecendo atualmente cerca de 70% da população atendida do Distrito Federal.

Os objetivos iniciais da criação desse lago foram abastecer a cidade de Ceilândia e incrementar o abastecimento de Taguatinga e do Guará, também como dos núcleos industriais de Ceilândia e Brasília.

 

Assim, as tendências de uso e ocupação do solo na região já indicavam logo a seguir da inauguração da barragem, uma grande necessidade de estabelecer mecanismos de controle do processo de degradação ambiental.

Em 07 de novembro de 1983, foi criada a Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Descoberto, por meio do Decreto 88.940/83 do Governo Federal. A APA do Descoberto abrange as regiões administrativas de Taguatinga, Brazlândia e Ceilândia e o município de Águas Lindas de Goiás, no estado de Goiás, e sua criação teve como objetivo garantir maior proteção à Bacia do Rio Descoberto e à sua represa.

Uma curiosidade que encontramos na edição do Jornal Correio da Manhã do Rio de Janeiro:

A CAESB ofereceu na quarta feira dia 17 de fevereiro de 1971 um churrasco para o Governador Hélio Prates e todo seu secretariado para Marcar o início das obras que duraram três anos no Country Club Taguatinga.

Na nota social a indicação que os planos iniciais de atendimento da Barragem eram para as cidades satélites de Taguatinga, Gama e posteriormente o Plano Piloto e poderia atender a um acréscimo da população da época de 1.2 mil habitantes

O entorno do Lago do Descoberto atualmente é ocupado por chácaras voltadas à produção de hortifrutigranjeiros e por reflorestamento de pinus e eucaliptos. Além disso, as pressões socioambientais, tais como especulação imobiliária, invasões, presença de animais, despejo de lixo, erosões, desmatamentos e destruição das cercas de proteção existentes, geram um impacto direto sobre o Lago.

Hélio Prates da Silveira (São Gabriel, 29 de outubro de 1920/ Porto Alegre, 12 de dezembro de 1997), foi um matemático, arquiteto, militar e professor brasileiro. Além de governador do Distrito Federal entre os anos de 1969 e 1974.


Suporte Chat