Notícias de Águas Lindas - Sistema de esgotamento sanitário é um marco para Águas Lindas, garante Hildo do Candango

Um novo tempo teve início para o município de Águas Lindas de Goiás com a inauguração do Sistema de esgotamento sanitário na sede da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), nesta quinta-feira (22). A obra conta com capacidade para atendimento a uma população de cerca de 500.000 habitantes. O prefeito Hildo do Candango diz que a inauguração do sistema de esgotamento sanitário será um marco para Águas Lindas.

Em sua fase inicial de operação, o sistema contará com o enchimento de suas principais etapas como tratamento preliminar de esgoto, reatores anaeróbicos, lagoas aeradas, área de desidratação de iodo e a desinfeção de efluentes com ultravioleta. A ETE de Águas Lindas prevê o tratamento com remoção superior a 92% de matéria orgânica e quase 99% de patógenos.

Para o governador de Goiás, Marconi Perillo, a obra é uma das mais importantes da região do Entorno do Distrito Federal e irá universalizar o serviço para todo o município. “É uma obra de extrema importância para todos, que atenderá os princípios de saúde e cuidado com o meio ambiente. Poucos municípios do Brasil têm um sistema tão moderno, resultado da parceria entre o Governo de Goiás, GDF e Prefeitura de Águas Lindas, que teve uma importante participação na consolidação do sistema de esgotamento sanitário”, disse o governador.

De acordo com informações da Caesb, a ETE Águas Lindas ainda poderá produzir gás metano de forma segura, com a possibilidade de produção de composto para uso em atividades agrícolas e recuperação de áreas degradadas. A estação ainda possui área prevista para expansão, que permitirá, em uma segunda etapa, atender ao dobro da população inicialmente prevista. O investimento na unidade é de mais de R$ 100 milhões, segundo o presidente da Saneago, Jalles Fontoura.

“Esta estação marca, de forma histórica, as vantagens da parceria entre a Prefeitura de Águas Lindas, Caesb e Saneago porque vai gerar 100% de saneamento, no serviço de coleta e tratamento de esgoto, e de oferta de água tratada. Vamos atender melhor uma cidade com mais de 240 mil habitantes e com grande crescimento. Com um serviço moderno, de qualidade e de referência no tratamento do esgoto. Vamos ainda tratar o esgoto e devolver uma água com boa qualidade para a bacia do Descoberto, que é responsável pelo abastecimento do Distrito Federal”, frisou o presidente da Saneago, Jalles Fontoura.


Suporte Chat