Notícia de Águas Lindas - Secretaria Municipal de Saúde de Águas Lindas lança a Biografia na 2ª Edição - Relação Municipal de Medicamentos Essenciais-(REMUME)

Relação Municipal de Medicamentos Essenciais - REMUME de Águas Lindas de Goiás

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Águas Lindas de Goiás, cujo responsável da pasta é o secretário Eduardo Rangel, seguindo orientações do prefeito Hildo do Candango, divulgou a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – REMUME, conhecida como padronização de medicamentos ofertados nos equipamentos públicos de Saúde.

Esses medicamentos essenciais atendem as necessidades de saúde prioritárias da população, através dos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). A Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional.

No âmbito do SUS, os medicamentos disponíveis para o tratamento de doenças ou de agravos são aqueles padronizados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). As responsabilidades das instâncias gestoras do SUS (Federal, Estadual e Municipal), em relação aos medicamentos, estão definidas em três componentes: Básico, Estratégico e Especializado.

Os medicamentos inseridos na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) estarão disponíveis nas farmácias regionais para dispensação de medicamentos da rede básica e também na central de abastecimento farmacêutico (CAF). 


Suporte Chat