Notícia de Goiás – Governador de Goiás pede que população evitem aglomerações diante do avanço da Covid-19

Desde o início da pandemia, o governador Ronaldo Caiado e os prefeitos dos municípios goianos adotaram diversas ações enérgicas e proativas pautadas em critérios científicos para frear a curva da disseminação da doença e assegurar a saúde de toda população goiana.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Goiás atingiu, nesta quarta-feira (17), 12.513 casos confirmados de Covid-19 e 38.221 casos suspeitos. O estado registrou 255 mortes.

Dos 246 municípios em Goiás, 182 têm moradores com coronavírus e 57 possuem casos suspeitos. Apenas 7 cidades não têm caso confirmado ou em investigação de Covid-19.

O governador Ronaldo Caiado voltou a fazer um apelo aos goianos para que “tenham solidariedade” neste cenário em que o índice de contaminação e de óbitos pela Covid-19 está crescendo em Goiás e destacou que o Estado está com baixo índice de isolamento social.

“Vamos ter um gesto maior, vamos ter um sentimento único, vamos lutar para poder superar esse problema que estamos vivendo, que é a pandemia”, argumentou o governador. Segundo ele, agora é o momento de ter o compromisso de salvar vidas e não de disseminar a doença. Isso porque toda aglomeração é um ambiente profícuo para a disseminação do novo coronavírus, alertou.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango destacou a importância do isolamento social no combate a Covid-19.

“Os estudos feitos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) já previam um aumento no número de casos de Covid-19, à medida que houvesse redução no isolamento da população. É importante ressaltar que quanto menor for o índice de isolamento, maiores são as chances de contaminação pelo coronavírus. Como presidente da AMAB, estou orientando todos os prefeitos e prefeitas do Entorno a intensificarem as fiscalizações comerciais para protegermos a saúde de todos, caso contrário, esse aumento das atividades comerciais, sem a manutenção do isolamento, poderá contribuir para uma piora do cenário”, declarou.

Entorno do DF

Com a instalação de vagas de UTI em Luziânia, agora em Águas Lindas e em breve em Formosa, Ronaldo Caiado afirmou que montará um tripé de atendimento aos acometidos pela Covid-19 na Região do Entorno do Distrito Federal. A região tem registrado alto índice de casos da doença. Parte de sua população trabalha em Brasília, onde o índice de contaminação comunitária é elevado.

CoronaTransp

O secretário-chefe da CGE, Henrique Ziller, comentou a respeito da implantação da ferramenta CoronaTransp, painel de informações do combate ao coronavírus publicado no Portal de Transparência de Goiás (www.transparencia.go.gov.br?). Conforme ele, esta foi uma iniciativa da Controladoria de apresentar, de forma bem transparente, todas as informações relacionadas à pandemia, no âmbito da administração estadual. 

No painel estão disponíveis informações epidemiológicas e de contratações para fazer frente à pandemia (detalhamento de todos os contratos, valores, pesquisas de preços, cópias dos contratos, etc). Dessa forma, com a chamada transparência ativa, Ziller afirmou que o Governo de Goiás se antecipa e apresenta todas as informações aos cidadãos e aos órgãos de controle, Com isso, o Estado está no topo do ranking nacional de Transparência da Covid-19 de duas entidades, sendo uma delas a Open Knowledge Brasil.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat