Notícia de Goiás – Sobe número de infectados pelo coronavírus em Goiás

Desde o início da pandemia, o governador Ronaldo Caiado e os prefeitos dos municípios goianos adotaram diversas ações enérgicas e proativas pautadas em critérios científicos para frear a curva da disseminação da doença e assegurar a saúde de toda população goiana.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), há 3.874 casos confirmados e 127 mortos por causa do vírus. Em relação ao boletim anterior, são 172 novas pessoas que se contaminaram e três que morreram nas últimas 24 horas.

No Estado, há 23.131 casos suspeitos em investigação. Parte destes registros está em análise no Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), onde há 197 amostras.

É importante ressaltar que dos 246 municípios em Goiás, 132 têm moradores com Covid-19 e 92 possuem casos suspeitos. Apenas 22 cidades não têm nenhum caso positivo ou em investigação.

Entorno do Distrito Federal

Os municípios do Entorno do Distrito Federal sempre foram uma preocupação para as autoridades. Além da proximidade com a Capital Federal que registra muitos casos, a região é carente em número de leitos de UTI. Até o começo do ano não havia nenhum. Um aumento de casos poderá colapsar os hospitais do Entorno e do Distrito Federal.

Para atender os municípios adjacentes à Brasília, foi estadualizado o Hospital de Luziânia, que entrou em funcionamento, ofertando  10 leitos de UTIs para pacientes da Covid-19. Além disso, o primeiro Hospital de Campanha montado pelo Governo Federal será inaugurado nesta semana e ajudará a desafogar o sistema de saúde do DF.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango ressaltou a importância dessa unidade para os moradores do Entorno do Distrito Federal.

“Os municípios do Entorno do Distrito Federal é uma das regiões goianas mais vulneráveis socialmente. Esse Hospital de Campanha veio na hora certa e nos ajudará a assegurar de modo rápido e eficaz a saúde de mais de 1,2 milhão de moradores de pelo menos sete municípios do Entorno. É importante ressaltar que essa unidade poderá atender os moradores do DF, tendo em vista que, recentemente foi celebrado um acordo entre Goiás e Distrito Federal”, declarou.

O Hospital de Campanha de Águas Lindas possui 200 leitos e iniciará o atendimento com 60, sendo 50 leitos de enfermaria e 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os outros leitos serão disponibilizados conforme a necessidade.  

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat