Notícia de Águas Lindas e Entorno – Coronavírus: Municípios do Entorno de Brasília sofrem com a falta de leitos de UTI

Os municípios do Entorno do Distrito Federal é uma das regiões goianas mais vulneráveis socialmente e não possui nenhum leito de UTI para atender a população. Desde o decreto de flexibilização autorizando a abertura gradual dos comércios o número de casos de Covid-19 aumentou rapidamente.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), nesta quinta-feira (14), mais de 250 pacientes diagnosticado com coronavírus, moram no Entorno do DF: Águas Lindas de Goiás (47), Alexânia (1), Barro Alto (1), Cidade Ocidental (15), Cristalina (3), Formosa (12), Goianésia (31), Luziânia (43), Niquelândia (1), Novo Gama (16), Padre Bernardo (1), Planaltina de Goiás (15), Santo Antônio do Descoberto (25) e Valparaíso de Goiás (55).

Os municípios goianos que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) têm 12 óbitos confirmados. As mortes foram registradas nas cidades de Águas Lindas (1), Cristalina (1), Goianésia (3), Luziânia (3), Novo Gama (1), Planaltina de Goiás (2), Valparaíso de Goiás (1).

Diante desse cenário, o governador Ronaldo Caiado anunciou que prossegue em negociação com o governo federal para que os leitos de UTI sejam entregues no Hospital de Campanha de Águas Lindas, conforme havia sido acordado anteriormente com o Executivo Federal.

“Nos prometeram 200 leitos, sendo que pelo menos 40 estariam equipados para os casos mais graves. Como retrocederam, estou indo atrás do governo federal, porque em novembro, compramos 66 respiradores, mas 26 foram bloqueados pelo Ministério da Saúde para serem destinados a outros Estados. Queremos que eles nos repassem, pelo menos, esses 26 para Águas Lindas”, detalhou.

Para tentar sanar esse problema, Ronaldo Caiado anunciou que o Hospital de Campanha de Luziânia começará a funcionar na próxima semana.  A unidade recebeu 11 respiradores do Governo de Goiás e, inicialmente, terá 20 leitos de UTI. “Essa é a opção mais rápida para o tratamento de pessoas com a Covid-19 no Entorno do Distrito Federal enquanto o Hospital de Campanha de Águas Lindas, construído pelo governo federal, não é repassado para a administração estadual”, disse.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango representando os 33 municípios que a compõem pediu uma atenção especial das autoridades para a região do Entorno, pois com a falta de leitos de UTI na região, vidas estão em risco.

“Como presidente da AMAB, estou acompanhando a evolução da doença e buscando ajuda em âmbito federal, estadual e municipal para assegurarmos a saúde da população do Entorno. Após o governo de Brasília negar atendimento aos moradores dessa região, o Governo de Goiás anunciou que está dando celeridade nas obras do Hospital de Campanha de Luziânia para garantir atendimento aos pacientes com Covid-19. A unidade começará a funcionar com 20 leitos de UTI; em Formosa, teremos mais 10 leitos. Essa medida se faz necessária enquanto o Hospital de Campanha de Águas Lindas não é transferido para o Governo Estadual”, pontuou.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat