Notícia de Goiás – Vigilância Sanitária pode multar estabelecimentos que descumprirem medidas contra a Covid-19

A Vigilância Sanitária iniciou uma nova fase na fiscalização dos protocolos de segurança contra a Covid-19. Estabelecimentos que descumprirem as normas previstas no decreto estadual poderão ser multados.

Segundo o órgão, o valor da multa vai de R$ 4,8 mil a R$ 75 mil. A quantia vai depender do item que está em desacordo com o decreto, podendo ser leve, médio ou de alto risco.

Os agentes estão visitando os estabelecimentos e orientando os profissionais de atividades essenciais, como farmácias e supermercados, e também de setores que passaram a funcionar com a flexibilização do decreto.

Os protocolos foram previstos no decreto estadual 9.653, que dispõe sobre a situação de emergência na saúde pública de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus. O decreto estabeleceu uma série de protocolos e normas a serem obedecidos pelos estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar, tais como:

- Acesso de funcionários, consumidores e usuários apenas com máscaras de proteção facial;

- Disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos;

- Disponibilização de locais para a lavagem adequada das mãos;

- Distanciamento de 2 metros seja de funcionários ou usuários.

A fiscalização será em locais que estão sob a guarda da vigilância em quatro grandes áreas: alimentação, educação, saúde e produtos químicos e farmacêuticos. Assim, devem ser vistoriados locais como restaurantes - que operam em sistema drive-thru, clínicas, supermercados, padarias e pet shops.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango ressaltou a importância dessa fiscalização.

“Com a flexibilização do decreto diversas atividades econômicas que estavam paralisadas voltaram a funcionar, com isso aumentou também o número de casos de coronavírus em todos os municípios goianos. Essa fiscalização vai ajudar a monitorar o comércio das cidades e assegurar a saúde da nossa população”, declarou.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat