Notícia de Águas Lindas – Hospital de Campanha de Águas Lindas começará a funcionar em maio

Águas Lindas de Goiás receberá o primeiro Hospital de Campanha do Governo Federal. A escolha do município foi uma solicitação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que junto ao prefeito de Águas Lindas, e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), Hildo do Candango estudaram medidas para combater a disseminação do coronavírus no Entorno do DF.

O hospital de campanha está sendo construído em uma área central da cidade, de fácil acesso localizada no setor Mansões Olinda. De acordo com a parceria firmada entre o Governo Federal e o Estado de Goiás, o município ficou com os trabalhos de terraplanagem, instalações elétricas, roçagens manual e mecânica. O restante da estrutura ficou a cargo da União.

A planta do hospital teve como base o Hospital de Campanha montado no estádio Pacaembu, em São Paulo, e passou por algumas alterações no distanciamento entre os leitos e também sistema de oxigênio e comprimido para os pacientes para garantir a biossegurança dos profissionais de saúde e dos pacientes.

A construção teve início no dia 7 de abril e contará com 5 mil m². A obra segue em ritmo acelerado. O galpão menor já está pronto e vai ser usado pelos profissionais de saúde com dormitório, refeitório, banheiro e a parte de higienização. O outro galpão terá 200 leitos que poderão ser adaptados para unidades de terapia semi-intensiva, 40 leitos já começa a funcionar com respiradores, difusores e bomba difusão.

É importante ressaltar que a unidade receberá somente aqueles pacientes regulados de outras unidades de Saúde. A prefeitura fornecerá três ambulâncias e garantirá exames laboratoriais e de imagem.

De acordo com Hildo do Candango, o Hcamp terá capacidade de atender os pacientes do Entorno e de algumas regiões de Brasília. “Esse hospital veio na hora certa! Nossa expectativa é atender os municípios do Entorno e se necessário atender algumas cidades administrativa de Distrito Federal. Estamos nos preparando para ter uma estrutura de atendimento especializado para nossa população”, declarou.

Na próxima semana o governo de Goiás espera concluir a compra dos equipamentos e insumos e a contratação de 400 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e outros.

O novo hospital vai atender pacientes de pelo menos sete municípios do Entorno: Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Luziânia, Cidade Ocidental e Cristalina. Juntos, os municípios têm uma população estimada em 1,2 milhão de habitantes. Se necessário, este hospital poderá atender pacientes do Distrito Federal.  

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango. 


Suporte Chat