Notícia do Entorno – Presidente da AMAB, Hildo do Candango faz monitoramento dos casos de coronavírus nos municípios do Entorno

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, representando os 33 municípios que a compõem está realizando monitoramento dos casos de coronavírus no Entorno do Distrito Federal.

“Esse momento exige a mobilização de todos nós no enfrentamento da COVID-19. Como presidente da AMAB, tenho unido forças em âmbito federal, estadual e municipal para combater a doença na nossa região e evitar um colapso do sistema de saúde nos municípios adjacentes à Brasília. Com muito esforço e dedicação conseguimos trazer para Águas Lindas um Hospital de Campanha com 200 leitos semi-intensivos para beneficiar 7 municípios do Entorno com um atendimento especializado para tratar pacientes com coronavírus”, declarou Hildo.

Do total de moradores diagnosticados com a doença no Estado, 22 estão no Entorno do DF: oito em Luziânia, seis em Valparaíso, três em Formosa, dois em Águas Lindas de Goiás, dois na Cidade Ocidental e um em Santo Antônio do Descoberto. No último domingo (12), a Secretaria de Saúde de Goiás confirmou a terceira morte por coronavírus no Entorno do DF, dois deles foram registrados em Luziânia e um caso em Valparaíso de Goiás.

O presidente da AMAB também mencionou a superlotação e vulnerabilidade do transporte público que aumenta ainda mais a preocupação dos representantes do poder executivo municipal. “A população continua se expondo em transportes públicos lotados, rodoviárias e outros pontos de aglomeração”, disse Hildo.

O governador Ronaldo Caiado orientou os moradores do Entorno a evitarem Brasília. “Somente funcionários de atividades que são fundamentais, como as da áreas de saúde, de alimentação, da segurança, devem fazer esse deslocamento. Fora isso, não tem porque ir para Brasília”, afirmou.

Para tentar conter o crescimento da doença nos municípios goianos, o governador prorrogou a quarentena até o dia 19 de abril. O novo decreto - 20 de abril - deve flexibilizar a abertura de algumas atividades econômicas que estavam suspensas, no entanto, o uso de máscaras será obrigatório. Já as aulas em escolas, faculdades e universidades das redes públicas e privada continuam suspensas até 30 de abril.

O presidente da AMAB, Hildo do Candango e os demais prefeitos que compõem a associação apoiam a orientação do governador Ronaldo Caiado e se colocam a disposição para que juntos possam atuar de maneira eficaz para assegurar a saúde de todos os moradores do Entorno do Distrito Federal.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat