Notícia de Goiás – Governador Ronaldo Caiado estende quarentena por mais 15 dias para evitar propagação do coronavírus

O governador Ronaldo Caiado anunciou a prorrogação do isolamento social por mais 15 dias – até o dia 19 de abril, para diminuir a velocidade de propagação da COVID-19 em todo território goiano.

O decreto 9.645, de 3 de abril de 2020, estabeleceu o funcionamento de autopeças, feiras livres de hortifrutigranjeiros, cartórios extrajudiciais e escritórios de profissionais liberais, entre outras atividades. Com a prorrogação do decreto, seguem fechados: o comércio em geral, academias, consultórios odontológicos, shoppings centers. Igrejas, shows e eventos também continuam suspensos.

De acordo com o governador, a ideia é estender o fechamento e o isolamento social até o dia 19 deste mês, já que um pico de pandemia do novo coronavírus pode acontecer nos próximos 15 dias, caso as atividades voltem à normalidade.

Na última semana, Caiado se reuniu com representantes de indústrias, comércios e escolas. Sua preocupação se baseia na falta de equipamentos suficientes, como respiradores e equipamentos de proteção individual (EPI), para acolher pessoas infectadas, caso os números cresçam exponencialmente.

“Os hospitais de Goiás não terão condições de atender todos os casos suspeitos e confirmados porque não serão enviados mais os equipamentos prometidos pelo governo federal. Se o estado for reaberto e a crise aumentar, podemos entrar no chamado "colapso da rede hospitalar", o que seria "o pior dos mundos", declarou o governador.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, afirmou que compreende a preocupação da população com a economia, mas a prioridade precisa ser assegurar a saúde da população.

“Como presidente da AMAB, sou conhecedor da fragilidade do sistema de saúde que atende os municípios do Entorno. Caso as atividades voltem à normalidade, podemos ter um pico de coronavírus nos municípios e causar um colapso nos hospitais da região. Estender a quarentena e o isolamento social por mais um tempo é a melhor forma de assegurar a saúde de todos os nossos moradores”, afirmou.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.

 

 


Suporte Chat