Notícia de Goiás – Conselho Estadual de Educação suspende aulas presenciais até o dia 30 de abril devido a COVID-19

O Conselho Estadual de Educação (CEE) determinou que as atividades educacionais dentro das unidades escolares em Goiás continuem suspensas pelo menos até o dia 30 de abril para evitar o aumento dos casos do novo coronavírus (COVID-19) nos municípios goianos.

De acordo com o presidente do CEE, Flavio Roberto de Castro, a decisão foi tomada após conversas com a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) e com o governador Ronaldo Caiado, antes mesmo de uma nova edição do decreto estadual que determinou as medidas de isolamento social em todo o Estado e que vale até sábado.

“Não temos condição de retornar as aulas agora. A estimativa é que ainda vamos ter um pico de casos neste mês e temos de preservar a saúde, cuidar dos funcionários, dos professores, dos alunos e familiares”, declarou.

A determinação do CEE é que as escolas continuem com as aulas não presenciais ou realizadas por meio de tecnologias para não deixar os alunos na ociosidade. A medida abrange todo o ensino básico e o ensino superior regido pelo sistema estadual. O presidente lembra que o que se tem feito é uma adaptação do modelo pedagógico.

“É um processo novo, estamos criando os critérios dentro disso, trocando os pneus com o carro rodando. Estamos evoluindo ainda e temos a certeza que depois os alunos vão exigir estas aulas não presenciais, o que é uma realidade em muitos locais. Os alunos vão querer ter as videoaulas e os materiais para o reforço em casa depois. A parte positiva é que estamos nos preparando para isso”, conta.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) tem seguido rigorosamente o decreto estadual, de acordo com a secretária Fátima Gavioli. “No dia 4 o governador deve editar o decreto, sabemos que vai permanecer algumas coisas fechadas e outras não e estamos nos preparando para qualquer situação”. Segundo ela, as aulas não presenciais são regulamentadas pelo CEE e podem ser por interação por tecnologia (aplicativos de mensagens, redes sociais ou videoaulas, pela televisão ou internet) ou com preparação de materiais impressos.

Na rede estadual, 83% das escolas estão em atividades com o professor em grupos pela internet e os outros 17% recebem o material em casa, sendo por fotos dos murais das escolas ou materiais impressos, que podem até ser entregues pela Seduc com apoio até mesmo da Polícia Militar (PM).

A determinação do CEE é que, assim que a suspensão das atividades presenciais acabar, os alunos passem por avaliações para verificar o nível de aprendizagem. Na rede estadual, após o retorno das aulas será feito uma semana apenas com o reforço de conteúdos dados com as aulas não presenciais e, depois, haverá uma avaliação para medir o nível de aprendizagem.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, ressaltou a importância das videoaulas diante da pandemia de coronavírus (COVID-19).

 

“Os efeitos da pandemia do novo coronavírus suspendeu as aulas de mais de 1,5 bilhão de estudantes ao redor do mundo para reduzir o risco de contágio e disseminação da COVID-19. No Brasil, o MEC autorizou a utilização de meios e tecnologias digitais para a substituição temporária das aulas presenciais pelos próximos dias. Esse momento exige a colaboração e empenho de todos nós. Vários municípios goianos, estão adotando essa nova ferramenta para manter os alunos estudando durante o isolamento social. Em Águas Lindas, por exemplo, os professores receberam notebooks e os alunos terão aulas por videoconferência”, diz Hildo.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Notícia de Águas Lindas – Secretária de Indústria e Comércio de Águas Lindas testa positivo para Covid-19
GERAL
Notícia de Águas Lindas – Secretária de Indústria e Comércio de Águas Lindas testa positivo para Covid-19

O vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita, utilizou as redes sociais para anunciar neste fim de semana que a sua esposa Fábia David, testou positivo para Covid-19. Ela que também é Secretária de Indústria e Comércio, acompanhava de perto a reabertura dos comércios e feiras da cidade. 

Notícia de Águas Lindas – Obras do presídio de Águas Lindas estão em fase final
GERAL
Notícia de Águas Lindas – Obras do presídio de Águas Lindas estão em fase final

Em atendimento à determinação do Governo de Goiás face ao momento de pandemia de Covid-19, para ampliação do número de vagas no sistema carcerário e humanização da pena, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap), e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em trabalho conjunto, otimizam esforços para conclusão das obras do Presídio Estadual de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal.

 Notícia de Águas Lindas – Condomínio Bela Vista recebe obras de terraplanagem
GERAL
Notícia de Águas Lindas – Condomínio Bela Vista recebe obras de terraplanagem

Águas Lindas é umas das cidades do Entorno que mais se desenvolveu nos últimos anos. Esse feito se atribui ao compromisso que o prefeito Hildo do Candango estabeleceu de promover mais qualidade de vida para todos os moradores.

Notícia de Águas Lindas – Tendas com cadeiras são montadas para acomodar moradores em fila na porta da Caixa Econômica de Águas Lindas
GERAL
Notícia de Águas Lindas – Tendas com cadeiras são montadas para acomodar moradores em fila na porta da Caixa Econômica de Águas Lindas

A Prefeitura de Águas Lindas fez a instalação de tendas em frente à agência bancária da Caixa Econômica Federal e das casas lotéricas de maiores movimentos do município, com intuito de proporcionar mais conforto e comodidade a população águaslindense que tem passado horas nas filas.

Notícia de Goiás – Medidas preventivas evitaram o colapso da rede hospitalar de Goiás
GERAL
Notícia de Goiás – Medidas preventivas evitaram o colapso da rede hospitalar de Goiás

Desde o início da pandemia, o governador Ronaldo Caiado e os prefeitos dos municípios goianos adotaram diversas ações enérgicas e proativas pautadas em critérios científicos para frear a curva da disseminação da doença e evitar o colapso do sistema de saúde.

Notícia de Águas Lindas – Prefeito Hildo do Candango transforma Águas Lindas numa das cidades que mais se desenvolveu no estado goiano
GERAL
Notícia de Águas Lindas – Prefeito Hildo do Candango transforma Águas Lindas numa das cidades que mais se desenvolveu no estado goiano

Águas Lindas de Goiás é considerada uma das cidades que mais se desenvolveu nos últimos anos no estado goiano. Esse feito se atribui ao compromisso do prefeito Hildo do Candango em promover obras de infraestrutura na região.

 Notícia do Entorno – Novo Hospital do Entorno ajudará no combate ao coronavírus
GERAL
Notícia do Entorno – Novo Hospital do Entorno ajudará no combate ao coronavírus

O Governo de Goiás inaugurou nesta quinta-feira (21), o Hospital Regional de Luziânia para atender os pacientes do Entorno do Distrito Federal diagnosticados com o novo coronovírus (Covid-19). A unidade abriu as portas, com 40 leitos, sendo 10 leitos críticos para pacientes que necessitam de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Suporte Chat