Notícia de Goiás – Governador Caiado promete reunião com empresários e trabalhadores

O governador Ronaldo Caiado afirmou que esta semana será marcada, em grande parte, por muitas reuniões – virtuais e em videoconferências – entre empresários e representantes dos trabalhadores.

Ao comentar sobre quais serão os critérios que vão subsidiar sua decisão de flexibilizar as medidas restritivas no Estado, que, por decreto, findam no próximo sábado, 4 de abril, o governador ressaltou que não vai assumir vertentes populistas ou inconsequentes.

Para isso, Caiado adiantou que está conduzindo uma nova rodada de negociações, não somente com empresários, mas também com as associações e sindicatos dos trabalhadores.

“Em qual País essa pandemia não deixou o rastro da crise econômica? Aqui não seria diferente, mas meu compromisso principal é o de salvar vidas. Depois, juntos, podemos recuperar as dificuldades que estão por vir”, sentenciou, ao lembrar que leva em conta, para cada passo dado nesta guerra, parâmetros técnicos e científicos advindos da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Atualmente, Goiás conta com 60 casos confirmados da Covid-19 e uma morte. Nove pessoas estão hospitalizadas no Hospital de Campanha (HCamp), montado dentro da estrutura do Hospital do Ipasgo, no Parque Acalanto.

Ronaldo Caiado disse tem conversado constantemente com médicos e cientistas europeus, norte-americanos e chineses para frear, ao máximo, a disseminação da doença em Goiás.

“Infelizmente, quando tudo começou, o mundo não deu a real importância ao coronavírus, imaginando que ele fosse semelhante ao H1N1. Mas não, a capacidade de transmissão do novo vírus é surpreendente, os casos chegam a dobrar em poucos dias. Ele é capaz de deixar um País em colapso”, declarou.

Argumentos sólidos para tal afirmação não faltam: limitação de leitos das Unidades de Terapias Intensivas (UTIs); número de profissionais em Saúde abaixo do necessário (já que há um crescimento exponencial da Covid-19); e tempo de permanência do paciente na UTI, em média, de 20 dias – para efeito de comparação, um doente que tenha saído de uma cirurgia grave fica, no máximo, cinco dias sob os cuidados intensivos da equipe médica. Esse tripé foi facilmente derrubado pelo “inimigo” em todo o planeta.

“Por isso, a importância de achatarmos essa curva de aumento do novo coronavírus. Precisamos ganhar tempo para prepararmos a estrutura física e as pessoas”, comentou Caiado, informando que Goiás está no Nível 1 da doença (de 0 a 100 casos confirmados – veja as outras fases no box).

Nível 0 – estado de alerta – somente casos de alerta
Nível 1 – de 0 a 100 casos
Nível 2 – acima de 100 pacientes
Nível 3 – acima de 500 pacientes
Nível 4 – acima de 1.000 casos

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, ressaltou a importância de se espelhar nos países que estão fazendo o dever de casa no combate a COVID-19.

“Precisamos nos espelhar em países que tem feito o dever de casa no controle do coronavírus. O momento exige a mobilização de todos nós para o enfrentamento da COVID-19. Como presidente da AMAB, tenho atuado de maneira rápida e responsável para evitar a proliferação do vírus no Entorno. Tal situação colocaria em risco a saúde da população, visto que temos muita fragilidade no que diz respeito à hospital público. Portanto, pedimos aos moradores que evitem se deslocar para Brasília e se possível fiquem em casa. Assegurar a saúde de todos é o nosso maior compromisso”, relatou.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat