Notícia do Entorno – Moradores do Entorno devem se deslocar para Brasília somente em caso de extrema necessidade

Diariamente, cerca de 400 mil pessoas do Entorno se deslocam ao Distrito Federal para estudar ou trabalhar. O governador Ronaldo Caiado em parceria com os prefeitos e prefeitas do Estado de Goiás, está travando uma guerra no combate à disseminação do coronavírus, por isso, manteve a restrição do transporte para Brasília e outras capitais e frisou e suas redes sociais: “Não podemos ser egoístas nesse momento”.

Na ocasião, o governador pediu a compreensão de todos para que as pessoas se desloquem para Brasília apenas em caso de extrema necessidade. Para Caiado, “somente funcionários de atividades que são fundamentais, como as da áreas de saúde, de alimentação, da segurança, devem fazer o deslocamento. Fora isso, não tem porque ir para Brasília”.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, representando os 33 municípios que a compõem tem atuado de maneira rápida e responsável para evitar uma transmissão comunitária novo coronavírus (COVID-19) no Entorno.

No entanto, a superlotação e vulnerabilidade do transporte público aumenta ainda mais a preocupação dos representantes do poder executivo municipal. Afinal os passageiros continuam expostos em locais aglomerados e passivos de uma transmissão comunitária, podendo assim, alastrar o vírus pela região e causar um colapso total nos municípios adjacentes à Brasília.

Por esse motivo, o presidente da AMAB, Hildo do Candango, representando todos os prefeitos e prefeitas da região metropolitana do Entorno do Distrito Federal encaminhou um ofício para ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) para proibir a diminuição da frota e exigir que todos os passageiros sejam transportados sentados no transporte semiurbano no Entorno de Brasília.

“É inaceitável que a população usufrua de um transporte inadequado e caro, e ainda tenha que se deparar com a diminuição da frota das empresas o que consequentemente gera a superlotação dos ônibus e coloca em jogo a saúde de toda população”, declarou

Além disso, foi ressaltado também a importância de realizar regularmente a limpeza e higienização de todos os transportes com intuito de evitar uma transmissão comunitária no Entorno.

É importante destacar que essas medidas sérias precisam ser seguidas à risca, pois os municípios do Entorno de Brasília sofrem ainda com a falta de hospitais de referência que possam atendê-los, e com os baixos recursos disponibilizados para a saúde básica da população. O aumento no número de contagio na região do Entorno superlotaria o sistema de saúde da região, que não conseguiria atender ao grande número de moradores destas cidades.

O presidente da AMAB, Hildo do Candango e os demais prefeitos que compõem a associação apoiam a decisão do governador Ronaldo Caiado e se colocam à disposição para que, possam atuar de maneira eficaz para assegurar a saúde de todos os moradores do Entorno de Brasília.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat