Notícia de Goiás – Secretaria de Estado da Educação quer expandir ensino integral em Goiás

A Secretaria de Estado da Educação estabeleceu um compromisso de expandir o ensino em período integral nos municípios goianos. Essa foi uma meta proposta pelo governador Ronaldo Caiado que assegurou que a unificação de escolas da rede estadual visa principalmente à melhoria constante da qualidade da educação em todo o Estado de Goiás.

“Nós queremos resgatar a autoestima da escola. Quando você melhora o ambiente, a qualidade de ensino e evolui para uma escola em tempo integral, você está investindo corretamente o dinheiro [público] no resultado do aluno”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado.

A unificação das 22 escolas da rede estadual de ensino com baixo nível de ocupação – a maioria teve menos de 50% de suas vagas ocupadas em 2019 – é um mecanismo da Secretaria de Estado da Educação, adotado com total responsabilidade e respaldo técnico, para expandir o ensino em período integral.

Essa fusão otimiza os recursos públicos e garante a melhoria da qualidade de ensino nas redes estaduais. “Vamos fazer com que Goiás tenha resultados concretos e não resultados maquiados de Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Isso é fundamental”, declarou Ronaldo Caiado. Na ocasião ele assegurou também: “Não vai faltar sala de aula para ninguém no Estado de Goiás”.

Investimentos

Em dezembro de 2019, o governo destinou quase R$ 27 milhões, dentro do programa Reformar Goiás (Recurso Estadual de Fomento, Organização, Reforma, Modernização e Adequação da Rede), para a manutenção predial e a realização de pequenos reparos na estrutura física de 909 unidades educacionais da rede.

Do total de 65 unidades escolares selecionadas para receber mobiliários novos, 14 estão em Águas Lindas, 11 em Valparaíso, oito em Formosa, sete em Novo Gama, seis na Cidade Ocidental, quatro em Luziânia, três em Planaltina de Goiás e Padre Bernardo. Duas instituições de ensino de São João da Aliança, Santo Antônio do Descoberto e Cristalina também foram incluídas.

Atualmente o Estado conta com 151 escolas de ensino em período integral e a transformação está em curso. Há um convênio com a União para adotar o mesmo formato em outras 24 unidades da rede.

Na última semana, o Governo Federal estabeleceu um convênio com Goiás de mais quatro escolas de período integral, pelas referências das mudanças que ocorreram no Estado. No caso destas quatro escolas, a União passará a assumir o custeio das unidades, onde a Seduc oferece o período integral.

Além disso, o Estado de Goiás recebeu também um repasse de verba do Ministério da Educação para ampliação das salas na região do Entorno do Distrito Federal.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), Hildo do Candango elogiou a ação do governo em promover melhorias na qualidade do ensino estadual nos municípios do Entorno do Distrito Federal.

“Como presidente da AMAB, sempre acompanho de perto todos os trabalhos realizados pelo governo em parceria com a Secretaria de Estado da Educação para promover melhorias tanto na estrutura predial quanto no ensino estadual em todos os municípios goianos. Recentemente, mais de 65 escolas do Entorno foram beneficiadas com mobiliários novos para receber os alunos no retorno às aulas, no próximo dia 30. Gostaria de parabenizar ao governo por essa ação e por dar atenção às necessidades da região do Entorno do Distrito Federal”, ressaltou Hildo.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat