Notícia de Águas Lindas – Prefeito Hildo recebe Delegação Chinesa para apresentar o Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz de Águas Lindas virou destaque internacional e atraiu os olhares da delegação do governo Chinês. Nesta quarta-feira (13), o prefeito Hildo do Candango se reuniu com representantes da Delegação e apresentou o programa Criança Feliz que tem transformado a vida de milhares de famílias carentes do município.

Faz parte da delegação Chinesa, a pediatra e especialista em Saúde e Desenvolvimento Infantil mundialmente reconhecida, Dra. Mary Yang, que se diz impressionada com os resultados do programa e o envolvimento dos órgãos públicos em todas as esferas para a realização do programa Criança Feliz.

 “O que nós queremos é levar este programa que é referência a nível mundial para a população carente da China e para isso precisamos vivenciar de perto cada passo do programa. Realizar esta experiência tem nos mostrado o quanto o programa ajuda não apenas no desenvolvimento das crianças, mas também no fortalecimento dos vínculos familiares”, disse Yang.

De acordo com a Dra. Yang um piloto do programa Criança Feliz já está em execução em oito municípios da China, mas eles querem que o programa atinja esfera nacional no país e para isso os especialistas vieram fazer esta pesquisa in loco para entender melhor a importância do programa e o papel das organizações governamentais para que ele de fato aconteça.

A primeira-dama de Águas Lindas de Goiás e também secretária Municipal de Assistência Social, Aleandra Sousa, foi a anfitriã da delegação e após recepcioná-los no gabinete da Prefeitura acompanhou alguns membros da comitiva chinesa em visitas domiciliares às famílias que são atendidas pelo programa.

“Estamos trabalhando muito as questões sociais em nosso município e este é um trabalho que está sendo feito desde o início da gestão, porque entendemos a importância das práticas sociais para o desenvolvimento saudável de uma sociedade. E o programa Criança Feliz nos mostra o quanto este trabalho de atenção à primeira infância é importante para o pleno desenvolvimento da criança em todas as fases de sua vida”, disse Aleandra.

Em Águas Lindas 200 famílias são acompanhadas semanalmente pelos visitadores que levam atividades a serem trabalhadas pelos pais com as crianças durante toda a semana. As atividades visam exercitar o desenvolvimento intelectual e motor das crianças, e tem como principal ferramenta a participação dos pais junto às crianças, já que este tipo de estimulo é o mais importante na primeira infância.

As famílias beneficiadas pelo Criança Feliz são selecionadas por meio do Cadastro Único e as crianças de até três anos de idade podem participar do programa. Em cada visita uma atividade diferente é trabalhada e os visitadores nestas ocasiões observam a interação da família com a criança, as dificuldades que a criança tem e que precisam ser trabalhadas, o ambiente familiar que a criança dispõe, entre outros aspectos.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat