Notícia do Entorno – AMAB apresenta proposta para melhorar a mobilidade urbana na região Sul do Entorno

Todos os dias milhares de moradores do Entorno utilizam o transporte público para chegar a capital federal. Em horários de pico, o tempo gasto nesse deslocamento varia de 2h a 3h30, causando desconforto aos usuários.  

Diante dessa situação, o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília – AMAB, Hildo do Candango se reuniu com os representantes da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Distrito Federal para apresentar a proposta dos municípios do Entorno Sul utilizar o corredor exclusivo do BRT.

A partir do dia 18, Quinze linhas de ônibus que atendem aos municípios do Entorno Sul vão passar a operar pelo corredor exclusivo do BRT. Ao todo, serão 22 horários no pico da manhã (sentido GO-DF) e 27 no da tarde (sentido DF-GO), totalizando 49. Medida visa beneficiar os passageiros das cidades de Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Céu Azul.

A operação das linhas do semiurbano ocorrerá a partir do acesso da Estação Santos Dumont, na altura de Santa Maria, terminando no viaduto Camargo Correa, na DF 002 (Eixão). Nesse trecho, as linhas semiurbanas vão operar sem fazer paradas intermediárias, uma vez que o embarque ou o desembarque de passageiros poderão ocorrer somente antes da entrada ou após a saída do corredor exclusivo do BRT.

A medida, cuja previsão é trazer economia de 15 minutos no sentido GO-DF e 30 minutos no sentido inverso – beneficiará também os motoristas dos demais veículos, tendo em vista que parte dos ônibus que operam essas linhas semiurbanas deixarão de circular pelas faixas compartilhadas.

Somente poderão transitar nas faixas do BRT Sul veículos previamente autorizados pela ANTT e pelo Governo do Distrito Federal. Os que não tiverem autorização sofrerão penalidades previstas na legislação vigente.

A operação deverá obedecer todos os procedimentos aplicados aos veículos que já operam no BRT Sul, ressaltando o limite de velocidade máxima de 60 quilômetros km/h ao longo das faixas exclusivas do BRT e de 30 km/h nos pontos de ultrapassagem que se localizam ao longo das estações do BRT.

O presidente da AMAB, Hildo do Candango comemorou a vitória da proposta apresentada a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana.

“O Entorno do Distrito Federal está crescendo e o transporte público precisa acompanhar o mesmo ritmo. Apresentamos a proposta dos ônibus do Entorno Sul utilizarem a linha exclusiva do BRT. Essa medida visa diminuir o tempo que os moradores gastam para fazer o deslocamento até a capital federal e vai proporcionar mais conforto e comodidade a todos”, afirmou Hildo do Candango.

Para os passageiros que utilizam o BRT Sul nada muda. A autorização para operacionalização de linhas expressas ou semiexpressas do transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros não vai impactar a operação, tendo em vista que o número de viagens é compatível com a infraestrutura atual do serviço, e o projeto viário do sistema já previa a demanda dos municípios do Entorno.

O corredor do BRT Sul é o primeiro que foi implantado no DF. Inaugurado em junho de 2014, já se consolidou como um importante corredor de transporte público, ligando as regiões administrativas de Gama e de Santa Maria ao Plano Piloto, transportando cerca de 95 mil passageiros diariamente.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.


Notícia de Águas Lindas - Presídio de Águas Lindas é inaugurado
AÇÃO SOCIAL
Notícia de Águas Lindas - Presídio de Águas Lindas é inaugurado

Na manhã desta quinta-feira (06/07) a Unidade Prisional Estadual de Águas Lindas de Goiás foi inaugurada. Para construção do presídio foram investidos R$ 20,8 milhões. Deste valor 8.866,307 são provenientes da União e 11.950.246,10 milhões foram oriundos do Governo do Estado de Goiás.

Notícia de Águas Lindas - Obras de pavimentação asfáltica está sendo realizada no Jardim Barragem I
AÇÃO SOCIAL
Notícia de Águas Lindas - Obras de pavimentação asfáltica está sendo realizada no Jardim Barragem I

As obras de construção de galerias de águas pluviais estão sendo realizadas no bairro Jardim Barragem I. Estas beneficiarão toda a população e não somente a da região local, mas de toda cidade, que contará com o sistema de escoamento de águas.

Notícia de Águas Lindas - Pacientes do Hospital de Campanha e Hospital Municipal Bom Jesus receberam kits de higiene bucal
AÇÃO SOCIAL
Notícia de Águas Lindas - Pacientes do Hospital de Campanha e Hospital Municipal Bom Jesus receberam kits de higiene bucal

A Prefeitura Municipal de Águas Lindas juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação da Saúde Bucal do município entregou kits de higiene bucal, como: estojo, creme dental, fio dental e escova dental.

Notícia de Águas Lindas - Decreto nº 2.441/2020 – Novas medidas para o enfrentamento da Covid-19
AÇÃO SOCIAL
Notícia de Águas Lindas - Decreto nº 2.441/2020 – Novas medidas para o enfrentamento da Covid-19

A Prefeitura Municipal de Águas Lindas lançou um novo Decreto Municipal nº 2.441/2020 com novas medidas para funcionamento dos comércios, onde os serviços essenciais e não essenciais podem funcionar das 06h às 22h, inclusive delivery e drive thru.

Notícia de Águas Lindas - Cadeiras de rodas serão entregues à população com necessidades especiais
AÇÃO SOCIAL
Notícia de Águas Lindas - Cadeiras de rodas serão entregues à população com necessidades especiais

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Águas Lindas realizará a entrega de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, próteses, órteses, entre outros materiais, para pessoas com deficiência.

Suporte Chat