Gestão Hildo do Candango convida APAE Anápolis para realizar capacitação de servidores da saúde para diagnóstico de doença rara

A gestão do Prefeito Hildo do Candango por meio da Secretaria Municipal de Saúde mantém parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Anápolis – APAE para a realização do teste do pezinho para detecção precoce de doenças raras.

Para aumentar a capacidade de diagnóstico da rede municipal de atenção básica de saúde, representantes da instituição estiveram nesta quinta-feira (11), realizando a capacitação dos servidores de saúde para detecção da doença rara MPS 2 (Mucopolissacaridose tipo 2).

Na ocasião, o Secretário de Saúde, Eduardo Rangel enalteceu a iniciativa da APAE Anápolis em promover esta capacitação que vem ao encontro do fortalecimento da rede municipal de atenção básica a saúde que passa por um grande processo de planificação dos serviços.

 “Nós agradecemos aos representantes da APAE em proporcionar essa capacitação aos nossos servidores. Esta instituição já é nossa parceira na realização do teste do pezinho, para diagnosticar precocemente doenças pouco conhecida, isto é importante para o encaminhamento para um atendimento especializado”, disse o secretário.

O curso de capacitação foi ministrado pela enfermeira da APAE Anápolis, Fernanda Arantes e pelo consultor científico do laboratório Takeda, Thiago Carvalho, onde abordaram aspectos da doença que podem auxiliar as equipes no entendimento, suspeição e encaminhamento dos pacientes para um diagnóstico mais preciso e inicio do tratamento melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

O Prefeito Hildo do Candango agradeceu o apoio da APAE e elogiou o curso de capacitação para os servidores. “Ficamos muito feliz com a iniciativa da APAE em promover em nosso município essa capacitação para os nossos servidores da área da saúde. Agora eles já estão aptos para fazer o diagnóstico de doenças raras e evitar que as nossas crianças tenham problemas no futuro”, afirmou.

A APAE Anápolis realiza os seguintes tipos de atendimentos / serviços ofertados: Atendimento e acompanhamento do Programa Estadual de Triagem Neonatal (através de detecção precoce pelo Teste do Pezinho).

  • Busca ativa;
  • Atendimento multidisciplinar especializado;
  • Orientação e apoio às famílias dos usuários;
  • Integração social dos usuários;
  • Prevenção de sequelas e proliferação de doenças neonatais.
  • Atendimento e acompanhamento em Doenças Raras (por meio de encaminhamento via sistema de regulação) para o Centro-Oeste do Brasil.
  • Atendimento multidisciplinar especializado;
  • Aconselhamento genético;
  • Orientação e apoio às famílias atendidas;
  • Integração social dos usuários;
  • Prevenção de sequelas.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do Prefeito Hildo do Candango.


Suporte Chat