Minha Casa, Minha Vida: vitória muito além da moradia.

No dia 29 de maio, manifestantes se reuniram em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, para protestar contra os cortes do governo federal no repasse do Programa Minha Casa Minha Vida para os municípios do Goiás. O protesto foi organizado por políticos e empresários da região do Entorno do DF, incluindo Águas Lindas de Goiás, Valparaíso, Luziânia, dentre outras, alegando a redução de mais da metade se comparado ao ano de 2018.

Ano passado, a soma era de 1,8 bilhões de reais do Ministério de Desenvolvimento Regional para o estado do Goiás, já para 2019 a quantia não passou de 630 milhões de reais. Essa já era uma preocupação constante do prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, que expressou seu descontentamento com a situação, e solidariedade à população afetada pelos cortes.

O programa Minha Casa, Minha Vida, além de ser um facilitador para milhares de trabalhadores brasileiros que sonham com a aquisição da casa própria, também é responsável por uma grande geração de empregos na região do Entorno. A necessidade de matéria-prima e mão-de-obra local estimula a geração de empregos, sendo fonte de arrecadação direta para os municípios, ou seja, os cortes são extremamente prejudiciais para a economia da região.

Graças à união e mobilização das autoridades e da população do Entorno, O Ministério de Desenvolvimento Regional oficializou um aporte de 2,3 bilhões de reais para financiamentos em áreas rurais ou urbanas destinadas à construção ou aquisição de unidades habitacionais, incluindo as resultantes de intervenção para reabilitação urbana. Foram garantidos também mais de 400 milhões de reais para financiamentos exclusivamente em áreas urbanas, destinadas à aquisição de unidades habitacionais usadas ou produção de lotes urbanizados.

No total, para o Estado de Goiás, serão 3,8 bilhões de reais que poderão ser utilizados em função de moradias, carta de crédito individual ou associativo e produção de habitações. Uma vitória indiscutível para todo o Entorno.

Confira logo abaixo a publicação do prefeito Hildo do Candango em sua rede social:

 


Suporte Chat