Empresários, construtores e operários fazem protesto em frente ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

Na última quarta-feira (29), empresários, construtores e operários se reuniram na Esplanada dos Ministérios e caminharam até o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em uma manifestação pacífica para sensibilizar as autoridades sobre as dificuldades do repasse do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). 

Várias cidades do entorno se mobilizaram para comparecer ao protesto. Só de Águas Lindas de Goiás, foram disponibilizados mais de 20 ônibus por parte da Associação de Construtores para conduzir os manifestantes até o local.

De acordo com a Associação dos Construtores de Águas Lindas (ASCOAL), mais de 250 empreendedores foram afetados e aguardam receber os repasses para honrar pelo menos 3 mil contratos que precisam ser efetuados.

Essa manifestação contou com o apoio de várias prefeituras, pois o impacto econômico pela falta de repasses dos recursos do programa MCMV tem afetado a arrecadação de recursos dos municípios e diminuído o fluxo econômico nas cidades do Entorno do Distrito Federal.

O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, destacou a importância do repasse desse recurso para o município. “O que precisamos é que as autoridades entendam que esta crise não afeta apenas os construtores civis, afeta também o trabalhador, o micro empresário que acaba indo a falência, o comerciante, o morador que sonha ter a sua casa própria e a economia do município. Tudo isso é um efeito cascata que pode nos levar a uma crise ainda maior com grandes impactos em mais de 30 municípios do Entorno do DF”, afirmou.

Durante a tarde, os manifestantes foram recebidos pelo Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto, que se comprometeu a fazer um remanejamento de recursos de regiões que não estavam utilizando o valor reservado ao programa MCMV. Na reunião, ficou acordado destinar o valor de 3.8 bilhões de reais e 112 milhões reais de subsídio para o Estado de Goiás.


Suporte Chat