Notícias de Águas Lindas – Ministério Público promove encontro da rede de enfrentamento à violência contra mulheres

Com a participação da promotora de Justiça local, Denise Neubauer; da coordenadora do CAODH, Patrícia Otoni; e da subcoordenadora do Núcleo de Gênero, Rúbian Coutinho, além de representantes municipais da Assistência Social, da Saúde, da Polícia Militar e de outros órgãos com atuação na área, o Núcleo Estadual de Gênero, do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, e a 6ª Promotoria de Justiça de Águas Lindas promoveram, nesta sexta-feira (10), o I Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, no Fórum da comarca de Águas Lindas de Goiás.

Na abertura do evento, Patrícia Otoni falou sobre a necessidade de estruturação e fortalecimento do trabalho em rede, da imprescindibilidade de que seus componentes atuem de forma integrada e da manutenção de vínculo permanente entre os representantes de cada entidade e órgãos de defesa da mulher. “É preciso realizar reuniões periódicas para uma maior efetividade das ações de enfrentamento à violência contra as mulheres”, enfatizou.

A titular da 63º Promotoria de Justiça de Goiânia e subcoordenadora do Núcleo de Gênero, Rúbian Corrêa Coutinho, proferiu palestra sobre o tema, em especial sobre a ruptura dos ciclos de violência. A promotora é considerada uma referência na defesa da mulher no estado de Goiás pela sua luta constante em favor da garantia dos direitos da mulher.

Foram realizadas também oficinas para estudos de casos, coordenadas pela analista Mônica Café, da Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial (Caej) do MP-GO, com a participação dos integrantes da rede municipal. Ao final foram apresentadas soluções para os casos apresentados, com as sugestões de atendimento à mulher com ações de assistência social, psicológica, de saúde e da justiça, abrangendo todas as circunstâncias em que ocorreu a violência.

A coordenadora do CAODH garantiu que o MP fornecerá suporte aos promotores de justiça do interior para que a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres seja capacitada e fortalecida, visando um trabalho contínuo e efetivo nos municípios.

 

 Fonte: MP-GO

 


Suporte Chat