Gestão Hildo do Candango apoia evento da Emater-GO sobre a importância da agricultura familiar na economia de Águas Lindas

A Agência de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária de Goiás (Emater-GO) que atua em Águas Lindas de Goiás promoveu no município o Dia Especial da Agricultura Familiar. Voltado exclusivamente a categoria dos pequenos produtores rurais, o evento, que ocorreu na Fazenda Patu, também serviu para que a agência apresentasse balanço sobre os serviços prestados.    

“Produtores rurais, cooperativas, sindicato rural e autoridades municipais foram convidados para apresentação do balanço de atuação da Agência Local, que inclui palestra e visita técnica na programação”, informou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Águas Lindas, que apoia a iniciativa.

Conforme já foi comprovado pelo Censo Agropecuário de 2006, a Agricultura Familiar é responsável por ser a base econômica de 90% das cidades brasileiras. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o setor corresponde a 35%, e também é responsável pela empregabilidade de 40% da mão de obra ativa do país. Sozinha, a agricultura familiar produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo do Brasil.

Acompanhado pela Secretaria Municipal de Agricultura, o evento também contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)/Cerrados.

Na ocasião, o secretário de Agricultura de Águas Lindas, Anderson Teodoro, falou sobre o Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, que é coordenado por sua pasta. O secretário garantiu a eficiência e qualidade do serviço, e destacou seu objetivo. “O serviço é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis.”

O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, também comentou sobre o apoio que seu governo tem dado aos pequenos agricultores. Para o prefeito, fortalecer a Agricultura Familiar é possibilitar ao pequeno produtor o aumento da qualidade de vida. “O desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil está ligado, principalmente, à possibilidade de o agricultor conseguir aumentar a produtividade, ter acesso a canais de comercialização e a financiamentos que possam permitir investimentos na propriedade. E é isso que queremos quando apoiamos um evento como este”, afirmou Hildo.


Suporte Chat