Notícias de Valparaíso - Prefeitura de Valparaíso de Goiás celebra o primeiro aniversário da Feira do Produtor

O espaço é destinado à comercialização de produtos agropecuários

“A Feira do Produtor, projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar, completou um ano de atividades no município de Valparaíso no mês passado”, assim informa a Prefeitura local ao comentar sobre o projeto desenvolvido pelo governo a fim de fomentar a agropecuária do município. A prefeitura informa que realizará um evento festivo para celebrar a data de aniversário do projeto – comemorado dia (5) de maio.

A feira acontece todos os dias em frente ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Constantemente o espaço tem recebido investimentos por parte da prefeitura, como a cobertura permanente, obra executada no início deste ano, cuja área da cobertura é de 9 metros de largura x 15 metros cumprimento, totalizando 135 metros quadrados.

“A população poderá desfrutar de doces, farinha, frutas, legumes, pães, geleias, verduras, leites, manteigas, linguiças, salames artesanais, entre outros produtos naturais e sem agrotóxicos. A ação é fundamentada para que a comunidade adquira o hábito de comprar e consumir produtos oriundos de chácaras situadas na região, que são administradas por trabalhadores que vivem do cultivo e da venda das mercadorias”, comunicou a prefeitura por meio de sua assessoria.

Quando o governo local resolveu criar a feira, o principal objetivo foi claro, fazer do espaço uma plataforma para que os produtores rurais do município tivesse um local apropriado para poder comercializar sua produção. “Queríamos apresentar aos valparaisenses os pequenos produtores da zona rural do município, valorizando a agricultura familiar e incentivando a expansão dos negócios”, explica a prefeitura.

O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, garantiu que sua gestão fará de tudo para dar total apoio ao segmento da agropecuária local. “O governo municipal está dando total suporte e tem sido um grande parceiro dos agricultores. Por isso, espero que a população possa participar, porque os produtores precisam ter apoio para apresentar seus ótimos produtos à comunidade”, afirma Mossoró.

A iniciativa do governo de Valparaíso vai ao encontro das já propostas estabelecidas pelo governo federal, como as linhas de crédito, operadas principalmente pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pelo Banco do Brasil (BB); como também as iniciativas, Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), Agricultura de Baixo Carbono (ABC), e Inova Agro. Atualmente, o agronegócio brasileiro representa 21% do PIB (Produto Interno Bruto) do país e é responsável por metade das exportações, tendo papel ativo no saldo positivo da balança comercial brasileira.

Para Hildo do Candango, prefeito de Águas Lindas de Goiás, o apoio dado pelo governo de Mossoró ao agronegócio é uma das alternativas mais “sensatas” tomadas por administradores públicos atualmente. “Por se tratar de momento de baixa arrecadação, pelo fato de que estamos enfrentando uma crise econômica, atitudes como a do governo de Valparaíso fazem todo sentido, se não há repasse do governo federal, é preciso que os municípios busquem a autossuficiência”, disse o prefeito de Águas Lindas.

 

 

 


Suporte Chat