Notícias de Santo Antônio - Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto inicia campanha de vacinação de idosos contra a gripe e o H1N1

A Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto informa que iniciou o processo de vacinação contra o H1N1 - vírus que pode causar a “gripe suína”. Segundo a prefeitura, a vacinação começou no dia (16) de abril e tem como objetivo vacinar 230 idosos. A campanha segue até o dia (25) de maio. Os idosos estão sendo vacinados, de forma preventiva, também contra a gripe comum.

“Ontem, 18 de abril, os idosos do Serviço de convivência Vila Vida e da comunidade próxima à unidade foram vacinados contra o H1N1”, informou a prefeitura.

A vacinação só foi possível devido a uma parceria entre a prefeitura e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

É obrigação do governo federal disponibilizar as vacinas. O governo municipal fica encarregado de aplica-las na população. Entretanto, a vacina não é completamente eficaz, e mesmo com a aplicação da vacina, há possibilidade de contrair a influenza. É importante que tome as precauções para evitar a contaminação no seu dia-a-dia.

O prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Dr. Adolpho, por sua assessoria de comunicação, comentou sobre a campanha de vacinação e explicou como ela foi desenvolvida. “O trabalho foi coordenado pela técnica de enfermagem, Eloiza Tereza. A Secretaria de Assistência Social, sob comando da secretária Joana D'arc, também deu suporte à equipe”, detalhou o prefeito.

No dia (23) de abril de 2018 começou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, estratégia do Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o país. O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para (12) de maio, um sábado.

A gripe é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de causar aqueles sintomas clássicos — febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo —, ela está por trás de complicações como pneumonia e infarto.

O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, que também está desenvolvendo a campanha de vacinação por meio de sua administração, disse que os serviços públicos de saúde de Santo Antônio têm sido considerados um dos melhores do país.

“O que o Dr. Adolpho tem feito na saúde pública de Santo Antônio trata-se de uma revolução. Exemplo é a campanha de vacinação contra a gripe que, muito provavelmente, atingirá sua meta bem antes do prazo final. Estendo aqui meus parabéns ao Dr. Adolpho e a toda sua equipe de governo, pois, sem dúvida, quem ganha é a população”, afirmou Hildo.

Veja abaixo o público alvo a ser vacinado:

- Idosos, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas.

- Gestantes, puérperas e crianças.

- Professores

- Todos os grupos prioritários da campanha.

- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional: agendamento da vacinação ocorrerá durante o período da campanha conforme articulação da Secretaria Municipal de Saúde com a instituição do sistema prisional.

 


Suporte Chat