Notícias de Valparaíso - Prefeitura de Valparaíso de Goiás firma parceria com Conab para apoiar produtores rurais

Com o objetivo de fortalecer a produção agrícola local, funcionários da Prefeitura de Valparaíso de Goiás, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar, se reuniram, no último dia (16), com o superintendente da regional da Companhia Nacional de Abastecimento do Entorno do DF (Conab/Entorno-DF) para discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento de políticas públicas para os produtores rurais.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, no encontro foram tratados temos que visam à execução de “ações e projetos voltados para o fortalecimento dos agricultores locais”.

“Tratamos hoje do programa do Governo Federal de Aquisição de Alimentos – PAA. Além disso, pautamos temas como a venda em balcão, doação de sementes e organização da cooperativa local”, disse o secretário de Meio Ambiente e Agricultura Familiar, Rafael Viana.

Durante o encontro também foi firmado uma parceria entre a Conab e a Prefeitura de Valparaíso a fim de obter cooperação de assistência técnica por meio de profissionais da Emater (Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária).

“A expectativa é que a administração municipal disponibilize um funcionário para atendimento ao público, promovendo a captação junto a CONAB e a distribuição aos produtores conveniados”, explica o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró. O prefeito lembra ainda que a presença da EMATER no município será importante pelo fato de que é o órgão quem fornece a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), que é um documento necessário para qualquer produtor rural.

Na opinião do prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, a gestão do prefeito Pábio Mossoró está sendo marcada pelo “determinismo de uma administração que busca fazer políticas públicas com o objetivo de melhorar a vida das pessoas”. Segundo Hildo, essa nova parceria entre o governo municipal e a Conab vai fazer com que o município entre para a lista dos municípios com maior produção agrícola.

“Essa medida vai alavancar a produção agrícola local e com certeza contribuirá para ao fortalecimento dos cofres públicos do município, pois os recursos financeiros aplicados na produção agrícola são de suma importância para o modelo de agricultura que se pretende desenvolver em Valparaíso, ou seja, uma agricultura que visa plantar em áreas onde a agricultura é praticada de maneira comercial, utilizando-se de insumos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos e maquinários), pois favorecem o aumento significativo da produção”, ressalta Hildo.


Suporte Chat