Notícias de Águas Lindas - Barragem do Descoberto não alcança nível desejado e deve ser tema do Fórum Mundial da Água

Mesmo com as últimas chuvas e o aumento do nível de água em 43% o reservatório da Barragem do Descoberto ainda sofre com a crise hídrica no Distrito Federal, cuja população há mais de um ano é submetida a racionamento de água.

A avaliação do nível do reservatório é feita pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF e Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri), com base nas alterações das entradas de água, do consumo, pelos agricultores e situação climática. As precipitações de fevereiro ficaram abaixo do desejado.

Para o prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da AMAB, Hildo do Candango, que trabalha para mudar o sistema de abastecimento de seu município a partir da Barragem, a crise hídrica é grave e o período de seca no DF continua assolando a população.

Hildo destaca que no próximo mês de março acontecerá em Brasília o 8º Fórum Mundial da Água que reunirá estudiosos, especialistas, gestores e outras pessoas interessadas em debater a questão da água no contexto mundial e local, especificamente.

Os debates, durante o evento, darão destaque aos temas: financiamento, governança, gestão dos recursos hídricos, poluição, entre outros. O Fórum deverá receber cerca de 40 mil pessoas de 150 países.

O evento é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

 


Suporte Chat