Notícias de Águas Lindas - Prefeito Hildo do Candango faz bom trabalho de educação ambiental em Águas Lindas, diz deputado Juarezão

Sempre presente nos eventos políticos e sociais de Águas Lindas o deputado distrital Juarezão falou recentemente sobre o trabalho que o prefeito do município e presidente da AMAB, Hildo do Candango, tem realizado no município relacionado a questões ambientais. "A agressão ambiental vinha ocorrendo de forma sistemática e persistente causando danos sérios ao meio ambiente. Porém as ações que Hildo tem tomado estão mudando radicalmente esta realidade”, declarou o deputado.

Para o distrital, o trabalho que vem sendo realizado por Hildo do Candango para recuperar e prevenir os danos ambientais no município tem sido de grande valia. A construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a mudança no abastecimento de água desde a Barragem do Descoberto, já em fase de conclusão, são um marco para a cidade. Além da implantação da infraestrutura como rede de esgoto e pavimentação asfáltica.

Juarezão explicou ainda que conhece a origem do município e destaca que a cidade foi iniciada sem planejamento, dentro de uma Área de Preservação Ambiental (APA), fato que proporcionou um imenso impacto ambiental com alteração inclusive no bioma com a destruição de nascentes, fauna e flora.

"O prefeito Hildo do Candango criou o Programa Educação Ambiental nas Escolas (EAE) no qual são trabalhadas de maneira integrada as frentes de educação ambiental diretamente com os professores e alunos, a coleta seletiva e a reciclagem dos materiais recolhidos. Há a capacitação de professores para o desenvolvimento, em sala de aula, de atividades relacionadas a questões ambientais", reforça Juarezão.

O programa estimula a formação de valores e atitudes de identificação, prevenção e solução de problemas ambientais com os alunos das escolas de rede pública e privada. As escolas incluídas no programa de Educação Ambiental realizam estudos e exposições de trabalhos referentes a temas ambientais tendo inclusive a participação da comunidade dos bairros.

Os projetos desenvolvidos nas escolas têm o objetivo de sensibilizar as crianças quanto ao uso adequado do meio ambiente, conscientizar a população da necessidade de não jogar lixo nas ruas e nos terrenos baldios, alertar aos cidadãos para manter limpos os lotes não ocupados pelos donos, desenvolver práticas cidadã em relação à limpeza pública, elaborar um plano de coleta adequada para a seleção do lixo, entre outras.

Na opinião do prefeito Hildo do Candango a educação ambiental deve ser trabalhada de maneira sistêmica e cíclica nas escolas, de modo que interligue as disciplinas presentes nas grades curriculares com foco na conscientização dos alunos, visualizando de maneira ampla, as interações dos saberes aprendidos, que favorecerá de maneira direta a melhora na vida social, ambiental e econômica de todos os envolvidos.

A Secretaria de Meio Ambiente foi credenciada junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEMA) para emissão de licenciamento ambiental, elaboração do projeto de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria de Educação.

No desenvolvimento das ações de educação sanitária e ambiental, o Poder Executivo procurará se articular com entidades ambientalistas, órgãos de comunicação, empresas privadas, órgãos governamentais e não governamentais, visando ampliar o envolvimento da sociedade civil no desenvolvimento do programa municipal de reciclagem de lixo.

As escolas que já desenvolvem projetos poderão inserir os temas sobre meio ambiente, coleta seletiva de lixo e preservação ambiental, de maneira a sensibilizar as crianças e essas possam sensibilizar os pais em casa e a comunidade onde moram.

AÇÕES

Ações importantes foram desenvolvidas como: Seminário Educação Ambiental em escolas municipais na Semana do Meio Ambiente, projeto de Descentralização da Secretaria do Meio Ambiente, criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMMA-, apoio ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, cadastramento municipal junto ao estado para recebimento de recurso do ICMS Ecológico. Contratação dos profissionais ambientais.

 


Suporte Chat