Notícias de Águas Lindas - Programa Evasão Zero atinge metas importantes, garante prefeito Hildo do Candango

O prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da AMAB, Hildo do Candango, comemorou nesta semana os resultados positivos do Programa Evasão Zero, implantado pela sua gestão. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação todas as escolas alcançaram êxito na execução do programa.

“Nosso objetivo é promover a inclusão socioeducacional e reduzir a zero a evasão escolar no município com a interação de toda a comunidade. Um dos primeiros passos é identificar o motivo pelo qual o estudante deixou de frequentar as aulas. Esta busca ativa desses alunos, com a participação efetiva da escola que faz a primeira abordagem, inclusive com visitas domiciliares, contribui para o bom andamento das ações", destaca Hildo do Candango.

Hildo acrescenta ainda que a partir das ações iniciais pode-se identificar a motivação pelo qual o aluno permanece com faltas sequentes ou intercaladas que venham a prejudicar seu desenvolvimento estudantil e a busca para a solução do problema.

Com o programa, o município conseguiu tirar a educação do rol negativo onde havia 25 escolas das 45 no vermelho, para apenas quatro em 2017, entretanto, a meta é que todas as escolas alcancem 98% de fluxo.

É feito ainda um cadastro onde a escola lança o nome do aluno com os dados necessários na plataforma interna da secretaria, a partir daí, a coordenação do programa realiza visitas na residência dos alunos e notifica os responsáveis, quando há necessidade, os casos são encaminhados ao Conselho Tutelar e Ministério Público.

Sem a garantia de permanência e avanço nos estudos a desmotivação se dividia em duas frentes, professores desmotivados com turmas desniveladas e sem apoio adequado, do outro lado, alunos desmotivados e alheios à necessidade de estudar. A situação mudou com a efetivação de novos profissionais da educação municipal.

“Este é apenas o início, mas os resultados são inspiradores. Nossa cidade tem avançado muito no quesito educação e tudo isso é resultado de um trabalho em conjunto, pais , professores e toda a comunidade acadêmica empenhados em transformar a realidade das nossas crianças oferecendo o melhor e garantindo a permanência destes alunos no ambiente escolar”, concluiu Hildo.

 


Suporte Chat