Notícias de Águas Lindas - Município é um dos que mais crescem no Brasil, diz prefeito Hildo do Candango

Com apenas 23 anos de emancipação política e administrativa, o município de Águas Lindas de Goiás, situado no Entorno do Distrito Federal é um dos que mais crescem no Brasil. Atualmente o município está na faixa populacional de 200 mil habitantes, sendo a sexta cidade de Goiás. De acordo com levantamento do TJGO no ano passado a cidade ficou entre as dez que mais receberam benefícios em sua infraestrutura.

A história de Águas Lindas começou com o Parque da Barragem, um loteamento construído na década de 80 na divisa de Goiás e Distrito Federal, durante a construção da Barragem do Descoberto.

Os baixos valores dos lotes atraíram centenas de famílias que chegavam à Brasília e não conseguiam adquirir os imóveis supervalorizados da Capital Federal. A grande procura incentivou a construção de mais loteamentos totalmente irregulares e sem a menor infraestrutura.

Em pouco mais de 10 anos a população do Parque da Barragem pulou de 5 mil para 100 mil habitantes. Até então distrito do município de Santo Antônio do Descoberto, foi crescendo de forma desordenada e sem investimentos do poder público.

Em 1997 foi criado o município de Águas Lindas de Goiás que já nascia com vários obstáculos a serem transpostos. Mas além das questões sociais, problemas políticos também acabaram travando o desenvolvimento da cidade. Um único prefeito da cidade foi cassado sete vezes.

A população cresceu rapidamente, tendo sido considerada uma das cidades que mais cresceram na América Latina. A alegação é de que Águas Lindas era cidade-dormitório, muitos moradores não foram contados durante o Censo.

Porém, pelo número de ligações de energia elétrica feita pela Celg, acredita-se que os habitantes atuais já ultrapassam os 250 mil. Nos últimos anos o município está conseguindo começar a arrumar a casa. Com a regularização fiscal, Águas Lindas pode ter acesso a recursos dos governos de Goiás e do Distrito Federal, recursos que tem ajudado a melhorar a cidade.

O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, conta que antes da cidade se tornar um município era composta de loteamentos de fazendas que acabaram virando bairros.

ÁGUAS LINDAS HOJE

Hoje Águas Lindas tem 80% das ruas asfaltadas e rede de esgoto e águas pluviais. A prefeitura tem feito ainda parcerias com órgãos e instituições para novos investimentos na cidade. Com terrenos doados pela Prefeitura, foram construídos novos prédios para o Fórum e o Ministério Público. E ainda Cartório Eleitoral que está em construção, agência do INSS, campus do Instituto Federal de Goiás, que oferece ensino técnico e superior com 150 cursos técnicos e 38 cursos de nível superior.

Os investimentos tem atraído a iniciativa privada com a instalação de pequenos e médios empreendimentos na cidade, inclusive um Shopping Center que tem gerado mais de dois mil empregos. Águas Lindas cresce a todo vapor.

 


Suporte Chat