Notícias de Águas Lindas - Plano de Contingência reduziu os casos de dengue em Águas Lindas de Goiás

Os números de casos de doenças causadas pelo mosquito transmissor da dengue diminuíram em Águas Lindas de Goiás. De acordo as informações da Coordenação de Combate a Endemias, o índice de infestação predial está abaixo de 1%, aceitável  pelos órgão federias de controle do mosquito.

O Plano de Contingência e Enfrentamento da Dengue foi criado após a sugestão do prefeito Hildo do Candango e tem rendido bons resultados. O Plano teve como objetivos a identificação das necessidades de materiais, EPIS (Equipamentos de Segurança), aquisição de veículos e materiais permanentes para atender a demanda local preconizada pelo Ministério da Saúde e manter a menos de 1% a infestação predial pelo Aedes aegypti em todos os bairros da cidade, detectar precocemente os casos de dengue evitando a letalidade das formas graves, manter a vigilância entomológica em áreas não infestadas e manter interromper rapidamente a transmissão através de bloqueio com UBV (Leve ou Pesada).

O Plano de Contingência criou a equipe para fazer a busca ativa de todos os casos suspeitos de dengue, integração das equipes do Programa Saúde da Família com os Agentes de Combate as Endemias na execução das ações contidas no Plano. Segundo o prefeito Hildo, houve investigação epidemiológica e entomológica em 100% dos casos notificados, atividade de visita casa a casa para identificação e eliminação de focos ou criadouros do Aedes aegypti, mantendo o índice de pendências a menos de 10%.

O Plano contemplará principalmente a questão ambiental/vetorial. A definição de estratégias, além das relativas à assistência, passa pela qualificação da vigilância epidemiológica e entomológica, apoio laboratorial, ações integradas de educação em saúde, comunicação e mobilização social, saneamento e suporte legal para as ações criadas pela administração.


Suporte Chat