Academia de Letras fortalece instituições em Águas Lindas de Goiás

A Academia Águaslindense de Letras, também chamada de Aletras, foi criada em 23 de dezembro de 2012 é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. De acordo com seu estatuto Aletras está inserida no contexto literário e sociocultural de Águas Lindas de Goiás, Distrito Federal e nos demais Estados da Federação. 

Com sede na Área Institucional AI-01 Sala 02, no setor Mansões Odisseias, a Academia desenvolve atividades culturais e literárias, se consolidando como referência na constituição da identidade do município. Os nomes de intelectuais locais e outros que contribuem para a literatura e as artes estão inseridos em Aletras.

Segundo o presidente da Aletras, o escritor Rômulo Victor “na condição de entidade civil sua missão é atuar solidária e efetivamente em integração e interação social, para a promoção, o desenvolvimento e a preservação da cultura e da cidadania, por meio da expressão da arte literária, linguagens afins e do exercício da língua portuguesa, como principal instrumento de comunicação, promoção do saber, comprometida com o civismo e a qualidade da vida na comunidade”.

Rômulo enfatiza que a instituição tem finalidade entre outras de criar, executar, produzir, assessorarem projetos na área social, educacional, artística, cultural e todas as suas formas de manifestação, comunicação social ambiental, saúde, turismo e esporte relacionados com ações preventivas e educativas para crianças, jovens, adultos e terceira idade.

E ainda de manter e instituir o exercício da literatura portuguesa e linguagens afins, incentivando todas as formas, gêneros e estilos literários, bem como a edição de criações literárias: livros de uma maneira geral, revistas, jornais, mídias e venda de publicidade.

“Elaborar, acompanhar e administrar projetos e programas junto ou em conjunto com organizações nacionais e internacionais, públicas ou privadas, junto a órgãos dos Governos Federal, Estaduais, Municipais e Distrital, com relação a sua implementação e gerenciamento, organização administrativa financeira e contábil, além de realizar a captação financeira necessária para implementação e manutenção de projetos e programas que porventura venham ser realizados pela Instituição fazem parte de nossos objetivos”, acrescenta Rômulo.

Homenagens

Com 40 Cadeiras que prestigiam como Patrono os escritores brasileiros a Aletras estimula a parceria, o diálogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visam interesses comuns para prevenção e diminuição da violência entre a comunidade, dando ênfase a questão do envolvimento do jovem na criminalidade, utilizando métodos psicossociais, pedagógicos, esportivos, culturais e outros disponíveis que evitem que entrem ou os retirem do meio marginal se lá já se encontrarem.

O Estatuto Social da Aletras foi elaborado de acordo com a lei 9.790/1999, para que de imediato a entidade possa enquadrar-se como OSCIP, junto ao Ministério da Justiça. Rômulo já adquiriu alguns móveis para a Academia e já recebeu oferta de espaço para funcionar na Biblioteca Municipal Cora Coralina e na Secretaria de Cultura de Águas Lindas.

 


Suporte Chat